Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Ajude a construir o Firefox com o Test Pilot

novembro 18th, 2016

Antes de lançar novos recursos no navegador, o Firefox lança esses recursos em uma extensão chamada Test Pilot para que possamos testar e dar aos engenheiros e criadores algum feedback. Em outras palavras, você pode realmente ajudar a construir o Firefox, dando sua opinião sobre novos recursos.

A Mozilla acredita em uma Internet aberta e acessível para todos, sempre comprometida com a privacidade, a escolha do usuário e o desenvolvimento Open Source. Essas idéias tornam o Firefox a melhor escolha hoje. Mas é difícil obter feedback dos usuários levando em consideração o compromisso da Mozilla com a privacidade, então é por isso que eles fizeram o Test Pilot.

Com o Test Pilot você escolhe quais recursos quer testar, você pode ler sobre os dados que a Mozilla coleta para cada experiência e dizer-lhes o que você acha. Test Pilot é mais do que apenas um aplicativo da web para testar novas coisas. É um processo de pesquisa, design e desenvolvimento que visa tornar o desenvolvimento de recursos um processo mais suave e transparente.

Este processo consiste em quatro fases. Na primeira fase, a equipe do Test Pilot prototipa e valida as ideias. Na segunda fase, eles projetam e constroem o experimento. A terceira fase é o lançamento do experimento, é quando nós usuários entramos no jogo. A Mozilla monitora as estatísticas e ouve nosso feedback, para lapidar o recurso para que ele possa ficar perfeito. No momento, o Test Pilot tem os seguintes experimentos:

  • Page Shot: Permite tirar fotos do site que você está navegando, recortar e compartilhar.
  • Min Vid: Cria uma miniatura do vídeo que você está assistindo para que você possa assistí-lo enquanto navega em outros sites.
  • Tracking Protection: É como se estivesse navegando privado sem utilizar uma janela privada.
  • Activity Stream: Mostra sua atividade recente, destaques e top sites baseados em seu histórico e favoritos toda vez que você abrir uma nova aba.
  • Tab Center: Agrupa suas abas abertas na parte esquerda do navegador.
  • No More 404s: Tenta obter uma versão antiga de um link quando ele não está disponível mais.
  • Universal Search: Ao digitar algo na barra de endereço, ele mostra sites, pessoas e artigos na Wikipédia.

Quer saber mais? Alguns membros da Mozilla Brasil estarão na FGSL e eles mostrarão como se envolver mais. Se você não puder participar, verifique o Test Pilot no twitter, Test Pilot no Github e TestPilot no Discourse.

Banner de Divulgação do FGSL 2016

Banner de Divulgação do FGSL 2016

 

Sobre Sheldon Led:
Desenvolvedor e palestrante desde 2009. Já trabalhou com sistemas legados e software de gestão, mas hoje atua somente com web. Já participou do desenvolvimento de alguns portais governamentais e sites utilizando a plataforma Joomla e WordPress. Apesar de ser um desenvolvedor full-stack, tem focado seus estudos em tecnologias front-end e busca apoiar e colaborar em projetos envolvendo Software Livre, seja em eventos, material para estudo ou contribuição de código.