Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Construindo uma Web mais compatível

novembro 18th, 2016
Using Multidevices

Foto encontrada em Retail News

Você já acessou um site e o design (ou alguma funcionalidade) estava inconsistente? Talvez estivesse OK, mas então você abriu um certo navegador (geralmente o Internet Explorer, vamos ser honestos) e aí o site não funciona? Talvez você seja um desenvolvedor e saiba como corrigir o problema, mas não sabe como entrar em contato com o proprietário do site. Eu já estive nessas situações também, e talvez esta pode ser a nossa solução.

A compatibilidade na Web se trata de garantir que os sites funcionem consistentemente em todos os navegadores e dispositivos, e às vezes, com alguns testes e alguns pequenos ajustes no site, os desenvolvedores podem garantir que mais usuários possam ter a experiência desejada. Pensando nisso, a Mozilla lançou https://webcompat.com, um site que é um convite aberto para todos os usuários da web, desenvolvedores e fornecedores de navegadores para se envolverem no esforço de compatibilidade da web.

Com extensões para Chrome e para Firefox, o usuário pode facilmente compartilhar um problema de site com a comunidade, para que eles possam trabalhar com a solução e entrar em contato com o proprietário do site para sugerir a correção, ou talvez seja um problema do navegador, então eles entrarão em contato com o desenvolvedor do navegador. Envio de problemas também são feitos sem plugin, através do próprio site do WebCompat.

Com o Web Compat, você pode contribuir de três maneiras: Reportando um Bug, Diagnosticando um bug, Tentando contato com o proprietário/desenvolvedor do site. Há outra maneira de contribuir que é contribuindo com o próprio site Web Compat, contribuições são sempre bem-vindas.

Se você quiser saber mais, siga WebCompat no twitter, faça seu login no site, envie uma mensagem para a equipe do WebCompat. Se você puder participar, a Mozilla Brasil estará no FGSL em 19 de novembro, e lá você pode ter alguma experiência real com este e outros projetos Mozilla.

Sobre Sheldon Led:
Desenvolvedor e palestrante desde 2009. Já trabalhou com sistemas legados e software de gestão, mas hoje atua somente com web. Já participou do desenvolvimento de alguns portais governamentais e sites utilizando a plataforma Joomla e WordPress. Apesar de ser um desenvolvedor full-stack, tem focado seus estudos em tecnologias front-end e busca apoiar e colaborar em projetos envolvendo Software Livre, seja em eventos, material para estudo ou contribuição de código.

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)