Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Dica rápida: campo de senha

janeiro 15th, 2016

É muito legal e causa muita confusão aos leigos (bem leigos) preencher o campo de senha em um formulário. Eu já fui professor de idosos e eles sempre ficavam intrigados por digitarem e, na verdade, só aparecer bolinhas na tela. Com a popularização dos smartphones essa prática deve ser repensada.

Não significa que o campo de senha tem que ser abolido, pois ele impede que quem quer que esteja ao seu lado saiba sua senha. No smartphone o campo de senha não é prático por dois motivos básicos:

  • O usuário quase sempre erra o que digita no celular, e não tem como ele checar sua senha.
  • Não é tão seguro assim para o curioso ao seu lado, pois ao pressionar o teclado, a letra aparece na tela por uma fração de segundo antes de virar uma bolinha.

A solução mais simples e mais usada para isso é deixar o campo de senha como está, e incluir uma opção de mostrar a senha. Assim o usuário pode digitar a senha mais à vontade e depois dar uma conferida se digitou corretamente. Essa prática se tornou tão comum que a microsoft a adotou como padrão em todo campo de senha do Windows 8.

Em 2016 eu iniciei uma idéia maluca de criar o projeto #366DailyCode, que consiste em publicar 1 pedaço de código JavaScript por dia (geralmente um problema ou algoritmo conhecido). Isso é assunto para outro post, o fato é que eu tornei essa opção de mostrar a senha o código do dia 14/01/2016. Você pode checá-la em prática abaixo:

See the Pen #366DailyCode #Day14?—?Input type password by Sheldon Led (@sheldonled) on CodePen.

Sobre Sheldon Led:
Desenvolvedor e palestrante desde 2009. Já trabalhou com sistemas legados e software de gestão, mas hoje atua somente com web. Já participou do desenvolvimento de alguns portais governamentais e sites utilizando a plataforma Joomla e WordPress. Apesar de ser um desenvolvedor full-stack, tem focado seus estudos em tecnologias front-end e busca apoiar e colaborar em projetos envolvendo Software Livre, seja em eventos, material para estudo ou contribuição de código.