Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Gnome Shell?

novembro 22nd, 2010

 

Isso mesmo, à primeira vista, dá uma impressão de um interpretador de comandos como o Bash não é? Mais não é. E sim se trata de um novo conceito de interface gráfica que a equipe GNOME está desenvolvendo.

 

Mais o que é GNOME?


GNOME, acrônimo para: GNU Network Object Model Environment

É Ambiente Desktop Livre para sistemas Unix*…

Leia mais sobre o GNOME aqui

 

Versões:

Gnome 1:

Gnome 2.algumacoisa:

 

Gnome-Shell:

Veja mais screenshots em: http://live.gnome.org/GnomeShell/Screenshots


Sobre o Gnome-Shell:


[..] A Shell atua como um gerenciador de composição para o desktop, e exibe duas janelas de aplicativos e outros objetos em um Clutter grafo de cena. Grande parte do código da shell é escrito em JavaScript, mas usa Clutter e bibliotecas da plataforma GNOME via GObject Introspecção e ligações JavaScript para o GNOME. [..] >>

[..]GNOME Shell não é um programa independente, que integra em conjunto com outros componentes de desktop, e também se integra com as aplicações.  Concretizar a forma exata em que os aplicativos se integram com o escudo é um tema importante deste ciclo de desenvolvimento.

Algumas dessas áreas de integração são: o menu do aplicativo – cada aplicação deve ser capaz de fazer os itens que são globais para o aplicativo disponível em um drop-down a partir do nome do aplicativo no painel superior. [..] >>


Testando:


Fedora:

yum install gnome-shell   

Para usar na sessão atual digite:

gnome-shell –replace


Debian:

aptitude install gnome-shell

Para usar na sessão atual digite:

gnome-shell –replace

Para outras distros verifique a documentação do gnome: http://live.gnome.org/GnomeShell/DistributionPackages


Opinião:


Na opinião de um usuário bem antigo de Linux como eu que chegou a usar o Gnome bem ‘quadradão’, Acho  que o GNOME está revolucionando a forma em que olhamos os desktops tradicionais ( barra de tarefas, relógio, menu, etc.. ), Porém muitos usuários estão dizendo que eles deram um tiro no pé como foi feito com o KDE 4. Pelo ponto de vista dos usuários ‘nós’ não estamos preparados para isso. Principalmente para usuários não experientes como os que usam Ubuntu, acabaram de sair do Ruindows e se depara com uma cena dessas apesar de ter outros Ubuntu’s como  o Xubuntu…

Sem contar que eles não estão nem aí pra quem tem placa de vídeo ruim, que é o meu caso que comprei um notebook que não tem placa de vídeo além da integrada, look quando rodei o gnome-shell no meu:

Cadê as fontes? sem contar que ficou lentão, pra mim trar um screenshot demorou uma década.

Deve que eles estão focando em Netbooks e/ou Smartphones… Só pode 😉


Lançamento:


Seu lançamento foi em Setembro de 2010, até agora eu não sei nenhuma distribuição que venha ele como padrão. Mais me parece que a nova versão do Ubuntu 11.04 será com o Unity que é a “mesma” coisa que o gnome, porém desenvolvido e mantido pela propria equipe do Ubuntu.

Para mais information acesse o Site oficial, apesar de quase tudo ter sido tirado de lá com a juda do google tradutor é claro =D: http://live.gnome.org/GnomeShell

  • http://blog.relson.info/ Sebastião Relson

    Ele usa OpenGL pra renderizar?

    Gnome1 ahhh meu Debian Wood, que saudade.

  • http://blog.relson.info/ Sebastião Relson

    Vi lá no seu screen e parece que usa mesmo o OpenGL

  • http://debianmaniaco.blogspot.com Lex Aleksandre

    Sou usuário Debian e, também por motivos de suporte de hardware, ficarei com o Gnome 2.x ainda por um bom tempo. A próxima versão do Debian provavelmente já virá com o Gnome 3, entretanto, penso que o suporte à versão 2.x ainda se dará por um bom tempo.

  • http://blog.relson.info/ Sebastião Relson

    Eu não consegui me adaptar nem ao Unity nem ao Gnome Shell.

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)