Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Top 5 repositórios de código fonte grátis para o seu software

julho 31st, 2013

top-5-scm-vitrine

Se você deseja hospedar seu código fonte na nuvem e não quer desembolsar
um bom cascalho pra isso essa pode ser a solução que você procura.

Github – git O mais conhecido de todos, tem até o fonte hospedado o código fonte do GNU/Linux, pode se dizer que esse é a primeira opção que vem a cabeça quando se pensa e repositório de código fonte para projetos livre. É grátis para projetos públicos e tem planos a partir de $7.00/mês.

Google Code – subversion, mercurial e git Não é tão badalado como o Github mais é muito relevante na comunidade de projetos de Software Livre, é comum você ver em projetos caso você queira pegar a versão mais atualizada um endereço pra você fazer o update do projetos pelo SVN. Grátis para projetos públicos com até 1 giga.

BitBucket – git e mercurial Não tem limites para quantidade de repositórios privados, a sua limitação é na quantidade de desenvolvedores contribuindo no projeto, que é de 5 que é um tamanho razoável para times de software e tem planos a partir de $ 10/mês para 10 desenvolvedores, um outro destaque é a integração com o JIRA, pra você trakear os insetos do seu projeto projeto.

Assembla – subversion e git Meio Giga de código fonte e com repositórios privados grátis, para hospedar projetos de freela que não querem ser expostos essa é uma boa opção. Eu conheci no meio da “Galera do Java”, mais o código fonte do seu projeto é indiferente como em todos os outros.

Team foundation – git, source safe Assim como o BitBucket  gratuíto para até 5 desenvolvedores e provavelmente seja a escolha favorita pra quem já está inserido no ecosistema Microsoft. Aproveitando o espaço, deixo a dica do Ankh como plugin para o Visual Studio se você deseja utilizar SVN no seus projetos do Visual Studio e não quer ficar manipulando o TortoiseSVN. Eu penso que essa seja um novo passo do codeplex que é
uma forma de source forge não exclusiva mais bastante forte no mundo microsoft.

Ainda Sobre o Team Foundation eu recebi o convite para utilizar o serviço em novembro de 2012, não sei dizer se foi só comigo, mais só consegui fazer minha conta alguns meses depois.

Espero que tenha gostado da dica e não deixe mais seu código fonte sem versionamento, nem mesmo se você for um exercito de um homem só, ou mulher. Um abraço.

Links:

Sobre Sebastião Relson:
Programador multi-versátil, técnico em Redes (2004) e Bacharel em Ciências da Computação (2008). Na Tribo do C.I. atua na retaguarda do site além da edição do podcast, com poucos textos publicados, veja mais no "quem somos" do site.
  • http://www.consultaenderecos.com.br Consulta Enderecos

    Nossa, valew por essa lista de serviços gratuitos de gerenciamento de códigos!

    Estou utilizando pra preservar o meu site (http://www.consultaenderecos.com.br), isso é muito importante.

    Valew!

  • Felipe Alfaville

    Muito bom! Valew!

  • Jeferson

    A maioria dos links citados como grátis na verdade são TRIAL galera.
    Não cheguei verificar todos, mas o Assembla que foi um dos que me chamou a atenção eu criei conta, botei projeto e aí fui perceber que se quiser continuar você tem que pagar sim.

    Uma pena. o jeito é instalar o SVN em uma VPS e partir pro abraço. Ou então deixar tudo aberto no Google Code.

  • http://relson.info/ Sebastião Relson

    Jeferson, sussa?

    Desde que publicamos o artigo, alguns mudaram a abordagem, eu mesmo tinha projetos no BitBucket e com a mudança de política me pegou de calça curtas. Com a sua observação vale até escrever um novo artigo com Novas opções que surgiram e até fazer um update nesse.

    Compartilha com a gente a solução que você por ventura encontrar, caso não opte pela vps.

    Aliás criar um svn/git num vps é tema pra os próximos artigos, você integrando com um RedMine pra controlar todo o ALM, heim!?

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)