Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Go Read: Clone e Alternativa ao Google Reader

julho 2nd, 2013

Imagens com várias alternativas ao Google Reader

Foi publicado no Meiobit um post indicando o Go Read como substituto ideal para o Gooogle Reader,vi pelo twitter e resolvi olhar. Essa não é a primeira indicação de alternativas ao Google Reader, até o próprio time do Google faz referência a alternativas no comunicado que aparece se você gentar acessar o Google Reader. E por já ter visto tantas outras confesso que olhei o link com uma boa dose de ceticismo.

Ao contrário do que o nome sugere esse não é um grupo de usuários leitores de Goiás (tipo o goAndroid). Trocadilhos a parte o projeto embora ainda simples está crescendo rápido e até a data dessa postagem já possui tudo o que geralmente precisa num agregador de feeds rss, além de características chaves para mim como a possibilidade de navegar utilizando o teclado.

Outro ponto e o que me levou a escrever essas postagem é que esse é um projeto de software livre, ou seja, relembrando a cartilha, você pode usar, copiar, modificar e distribuir para qualquer que seja o propósito. Ainda sobre caracteristicas técnicas o http://goreader.io/ é declaradamente um clone do estinto Reader do Google, está hospedado na infra estrutura do Google o AppEngine semelhantes ao AWS do Amazon e Windows Azure da Microsoft, foi escrito na Linguagem de Programação GO que foi criada “adivinha por quem?”, então, o Google, já a interface gráfica, rolou um AngularJS que eu vou pesquisar pra saber quem criou esse framework JavaScript, semelhante ao ExtJS e tudo mais sendo bem simplista.

Só reforçando uma das vantagens de esse ser um projeto de software livre, é que ao contrário do próprio Google Reader ele não tem a possibilidade de morrer, pois o código fonte é livre e qualquer um pode contribuir com o projeto, antes de publicar esse post olhei e já eram 7 contribuidores do projeto no github.

Então se você também está pensando de migrar, você pode baixar o seus dados do Google Reader até dia 15 de Julho 2013 via Google Takeout, depois disso você terá que começar do zero. Assim como você poderia ter sincronizado direto antes do dia 1 de Julho de 2013 apenas autenticando com sua conta do google.

Dentro do zip do tem uma pasta Reader e nessa pasta tem arquivo chamado subscriptions.xml que está no padrão OPML e que você poderá fazer o upload e continuar acompanhando suas assinaturas. Lembrando que esse é um formato de padrão aberto, ou seja, qualquer outro agregador também vai conseguir ler.

Eu espero quando ele vai poder importar o arquivo starred.json que tem todos os meus sites que eu marquei com estrela, e se você também gostaria de alguma funcionalidade nova, entre no projeto no github e peça sua funcionalidade favorita, banca não?

Espero que tenham gostado da indicação e fiquem entusiasmado assim como eu estou ao escrever este post e até a próxima.

Links:

Sobre Sebastião Relson:
Programador multi-versátil, técnico em Redes (2004) e Bacharel em Ciências da Computação (2008). Na Tribo do C.I. atua na retaguarda do site além da edição do podcast, com poucos textos publicados, veja mais no "quem somos" do site.

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)