IBM apresenta primeiros processadores cognitivos



A IBM apresentou uma nova geração de processadores experimentais “projetados para emular as capacidades do cérebro de percepção, sensação, ação, interação e cognição,” segundo nota da empresa.

Em 2009, a IBM havia feito uma simulação por software equivalente ao cérebro de um gato. Mas o esforço em torno da chamada “computação cognitiva” vem ocupando os cientistas da empresa e de seus parceiros universitários há alguns anos.

Agora, eles estão colhendo os primeiro frutos de um hardware cognitivo, ainda que a alegada emulação da “percepção, sensação, ação, interação e cognição” do cérebro biológico pareça um tanto exagerada.

O projeto chama-se Synapse (Systems of Neuromorphic Adaptive Plastic Scalable Electronics) e o objetivo é criar um sistema – que inclui hardware e software – capaz de analisar informações em paralelo e reconfigurar-se dinamicamente em tempo de execução – vale dizer, aprender com a própria tarefa que está sendo realizada.

Veja a matéria na íntegra Inovação Tecnologica – IBM apresenta primeiros processadores cognitivos

via: Thread Lista Robótica Livre GO

Publicado por

Sebastião Relson

Programador multi-versátil, técnico em Redes (2004) e Bacharel em Ciências da Computação (2008). Na Tribo do C.I. atua na retaguarda do site além da edição do podcast, com poucos textos publicados, veja mais no "quem somos" do site.