Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Lançado o Apache Flex 4.10

setembro 6th, 2013

vitrine-lancado-apache-flex-4-10O Projeto Apache Flex,  desenvolvedores voluntários e todos os envolvidos no desenvolvimento do Framework anunciaram na ultima terça feira ( 3 de setembro de 2013) o lançamento do Apache Flex 4.10.0. Esse lançamento traz diversas melhorias com relação a versões anteriores do Apache Flex e Adobe Flex.

“Nós vemos interesse no desenolvimento aumentando rapidamente. Ele teve mais de meio milhão de visualizações nos último semestre, mais 9 mil downloads do Flex SDK no último trimestre, e por volta de 130 mil visitantes únicos no web site flex.apache.org. Desde o lançamento inicial do Apache Flex no final de 2012 o interesse no projeto vem crescendo constantemente” disse OmPrakash Muppirala, commiter e membro do Apache Flex PMC 

O que há de novo no Apache Flex v4.10.0?

O Apache Flex 4.10.0 SDK permite desenvolvedores de aplicativos a construir expressivas aplicações web e móvel usando leiaute MXML para e Action Script 3, uma linguagem baseada no ECMAScript para script do lado do cliente (client-side script).

A versão contém muitas melhorias que times de desenvolvimento profissionais irão gostar. Isso avança o frame. É verdade que se tornou um dos melhores linguagens multiplataformas para escrever aplicações que foram testadas e compiladas para várias plataformas tecnológicas de um único conjunto de código.

Os destaques do Apache Flex v4.10.0 incluem:

  • Suporte as últimas versões do Flash Player e AIR Runtimes. E ao mesmo tempo, nós temos tornado mais fácil para desenvolvedores que esperavam usufruir das vantagens dos avanços das mais recentes versões do Flash Runtime permitindo escolher a versão durante a instalação. O Apache Flex SDK Installer agora permite os desenvolvedores selecionar várias combinações do Flex SDK, Flash Player e AIR Runtimes. Todas essas configurações são tratadas durante a instalação, então o desenvolvedor pode já começar a programar
  • Melhoras no suporte a antigas versões do Flash Player. Ambientes corporativos tem necesidades mais estritas para atualizar a versão do Flash Player. Por isso nossas melhorias na retrocompatibilidade, esses clientes podem seguramente atualizar a versão do Flex SDK sem forçar a atualização dos Flash Players de seus usuários finais.
  • Adicionado cerca de 15 novos componentes Spark, matendo ou substituindo os análogos mx . O novos componentes garantem que os usuários possam se beneficiar dos avanços feitos na arquitetura Spark no processo de desenvolvimento.
  • Suporte a Telemetria Avançada permitindo desenvolvedores a monitorar suas aplicações para melhora de performance usando Adobe Scout.
  • Melhor localização para múltiplas línguas. Flex 4.10.0 é melhor agora ao tentar fazer aplicativos para múltiplos países e línguas.
  • Melhor suporte “internacional” para a formatação de datas, validações e o nos componentes DateField e DateChoose.
  • Melhoras na produtividade do desenvolvedor – menos Run Time Errors (RTEs)
  • Suporte a resolução/skn móvel de 480 dpi, o que quer dizer que agora o Flex SDK pode agora aponta para dispositivos de alta resolução como iOS Retina, etc.

O download do Código Fonte do Apache Flex está disponível para download http://flex.apache.org/download-source.html.

Se você é um desenvolvedor e deseja usar o SDK do Apache Flex no seus projetos, é recomenda-se que você instale usando o instalador da IDE do Apache Flex: http://flex.apache.org/installer.html

Quando baixado de um site espelho ( fica esquisito em português né?), lembre-se de verificar o Hash MD5 ou assinatura do arquivo.

Para maiores informações sobre o Apache Flex, visite a Home Page do Projeto: http://flex.apache.org/


Confesso que há muito não ouvia nada sobre o apache flex, e cheguei a advogar contra o Flex apontando frameworks como ExtJS como melhor opção, embora tenha gostado muito de trabalhar com Action Script + Flex por um tempo no passado não muito distante. De uma certa forma é bom saber que o projeto ainda está vivo, pena que não aconteceu o mesmo como Google Wave.

Links:

 

Sobre Sebastião Relson:
Programador multi-versátil, técnico em Redes (2004) e Bacharel em Ciências da Computação (2008). Na Tribo do C.I. atua na retaguarda do site além da edição do podcast, com poucos textos publicados, veja mais no "quem somos" do site.

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)