Netbeans: Versão 7.4 Beta com suporte para Android, iOS e ExtJS

Mashup netbeans e as tecnologias suportadas

Já está disponível para download o beta da Versão 7.4 do Netbeans com um pacotão de novidades e melhorias como ao suporte ao HTML5 que já veio com força na versão 7.3 porém agora integrado ao Phonegap e suporte para frameworks JavaScript como ExtJS, AngularJS e Knockout, além de suporte ao Java 1.8, ZendFrameork 2.

Lembro da  versão 7.3 ainda está em beta quando o Netbeans lançou um pesquisa para os desenvolvedores perguntando qual framework javascript eles gostariam que fossem suportadas oficialmente pela IDE, a comunidade ExtJS mundial se mobilizou e agora vemos aí o resultado, sou beta teste do plugin para Eclipse que vem no Sencha Complete e estou ancioso para testar esse suporte também no Netbeans, pois eu usava o editor genérico do JavaScript e eu já achava muito bom.

Os recursos novos são uma inúmeros, na verdade não, ou melhor, só que não, eu estou tão confuso quanto empolgado, o que eu quero dizer é que tudo o que esperar da versão final do Netbeans 7.4 está bem documentado, e você pode conferir lá também outros recursos, só destaquei o que tem sido bem comum na minha caixa de ferramentas. Era comum em fóruns pessoas perguntarem qual a melhor IDE para trabalhar com esses novos frameworks java scripts suportados e a resposta padrão era que “Infelizmente não é suportado nativamente por nenhuma das IDEs mais conhecidas”, ao não ser por ferramentas como o Sencha Architect ou editores como o TextMate ou  Sublime com bundles.

E se você assim como eu deseja ser um beta tester desses recursos, pode baixar direto do site oficial.

Links:

Publicado por

Sebastião Relson

Programador multi-versátil, técnico em Redes (2004) e Bacharel em Ciências da Computação (2008). Na Tribo do C.I. atua na retaguarda do site além da edição do podcast, com poucos textos publicados, veja mais no "quem somos" do site.