Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Relato do Flisol em Goiás – 2011

maio 9th, 2011

No dia 9 de abril foi realizado em diversas cidades da América latina o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre (FLISoL)[1]. Devido ao sucesso histórico nos FLISoL’s de Goiânia, capital de Goiás, este ano o FLISoL se extendeu para outras cidades do interior do estado.
Em Goiânia[2] obteve-se mais de 2700 inscrições com mais de 1600 delas confirmadas, enchendo mais uma vez a Faculdade Alfa[3], que cedeu espaço para sediar o evento. Goiânia teve 40 palestras, contando com a abertura do evento, 30 palestrantes, 35 organizadores/colaboradores, batismo digital e Install Fest. Contamos com 11 caravanas, das cidades :

  1. Jatai – 35 Pessoas
  2. Crixas – 70 Pessoas
  3. Goianesia – 90 Pessoas
  4. Inhumas – 57 Pessoas
  5. Trindade – 7 Pessoas
  6. Porangatu – 55 Pessoas
  7. Catalão – 40 Pessoas
  8. Morrinhos – 46 Pessoas
  9. Gurupi – 23 Pessoas
  10. Ceres – 87 Pessoas
  11. Itaberaí – 46 Pessoas

Uma atitude que vem acontecendo nos eventos de Software Livre em Goiânia é a mobilização da organização para arrecadar alimentos não perecíveis para doar a alguma entidade. Este ano, no FLISoL, foi arrecadado 740 KG de alimento não perecível e a entidade escolhida foi a  Associação Pestalozzi de Goiânia[4].
Anápolis[5] contou com 7 palestras, 12 organizadores e 79 visitantes, público seleto de pessoas que participou do evento que aconteceu na UniEvangélica[6]. Foram distribuidos 150 CDs com software livre para a comunidade.
Itapuranga[7] teve sua primeira edição do FLISoL, já começando bem, com a participação de 104 visitantes, 7 palestras, 5 palestrantes, Install Fest, mini-cursos, várias pessoas tiveram o primeiro contato com o Linux através do Batismo Digital. O evento aconteceu no Colégio Monteiro Lobato.
Em Uruaçu[8] ocorreu pela segunda vez o FLISoL, sediado no IFG de Uruaçu. Neste ano, um total de 22 atividades entre palestras e minicursos estiveram à disposição dos 400 participantes inscritos no FLISOL, que aconteceu no IFG de Uruaçu.
O FLISOL é o maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina. Ele acontece desde 2005 e seu principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avançose desenvolvimento ao público em geral, através de installfests, palestras, entre outros. Em 2012 há uma movimentação para mudança do nome do Evento[9], pois com a participação de países como a Espanha[10], o evento deixa de ser LatinoAmericano e passa a ser um evento de âmbito mundial.

Mais uma vez o Estado de Goiás demonstra sua força no Software Livre, e a participação ativa da comunidade, que estará pronta para a próxima edição do evento.

 

Sobre Sheldon Led:
Desenvolvedor e palestrante desde 2009. Já trabalhou com sistemas legados e software de gestão, mas hoje atua somente com web. Já participou do desenvolvimento de alguns portais governamentais e sites utilizando a plataforma Joomla e WordPress. Apesar de ser um desenvolvedor full-stack, tem focado seus estudos em tecnologias front-end e busca apoiar e colaborar em projetos envolvendo Software Livre, seja em eventos, material para estudo ou contribuição de código.

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)