Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Replicant: Um Android totalmente livre

julho 27th, 2013

logo replicant osA FSF esta promovendo uma iniciativa de levantamento de recursos para uma distribuição do Android totalmente livre e o primeiro Sistema Operacional (SO) a rodar sem nenhum código proprietário. Replicant é um pequeno time de desenvolvedores voluntários focado em melhora o seus SO, enquanto expande pra que funcione em mais dispositivos.  As doações a priori serão usada para comprar novos dispositivos para desenvolvimento e teste – um necessidade critica – mais ajuda na infraestrutura para promover o projeto.

A aquisições anteriores e doação para o projeto já possibilitaram a aquisição de um Galaxy Tab e foi usado para implementar o suporte a tablets, mais a adição de novos aparelhos precisa de algo entre 400 e 600 dólares só para o custeio do hardware, ou seja, cada dispositivos obtido nesse levantamento de fundos prover a centenas de outros usuários desses dispositivos a rodarem um SO móvel livre pela primeira vez.

Enquanto que a maioria dos Androids já são Software Livre, algumas manufaturas de aparelho distribui o SO como algumas partes chaves não livre. Essa parte é a camada do Android que comunica com o hardware do telefone ou tablet, tais como os chips wifi e bluetooth. Ainda, todo aparelho Android disponível já vem pré-instalado uma variedade de aplicações proprietárias rodando em cima do Sistema Operacional. O Replicant procurará prove as mesmas funcionalidade utilizando somente Software Livre.

Os usuários tem uma suíte completa de software livre otimizadas para dispositivos móveis ao alcance dos dedos pelo F-Droid, o repositório padrão do Replicant. F-Droid não é apenas para o Replicaint, ele funciona para todos os Sistemas Baseados no Android e a FSF recomenda como substituto ao Google Play Store.

Você pode conferir o post completo na página da Free Software Foundation onde explica sobre as implicações de Liberdade do projeto e se você também é um Fã de Blade Runner saberia que essa na verdade é um Nexus 6 😀

Links:

Sobre Sebastião Relson:
Programador multi-versátil, técnico em Redes (2004) e Bacharel em Ciências da Computação (2008). Na Tribo do C.I. atua na retaguarda do site além da edição do podcast, com poucos textos publicados, veja mais no "quem somos" do site.

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)