Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Review: Samsung Chrome Book Primeiro Modelo Lançado no Brasil

fevereiro 12th, 2014

IMG_0511

Hoje (12/02/2014) a Samsung lança o seu primeiro modelo de Chrome Book no Brasil e a Tribo do C.I. teve acesso exclusivo de um e aqui falaremos nossas quais foram nossas primeiras impressões desse aparelho que veio com custo relativamente baixo para o Brasil, saindo por apenas R$ 1.099,00 e estará disponível para compra nas lojas exclusivas da Samsung somente a partir do dia 15/02/2014 e ainda sem data de lançamento em outras lojas.

Desde o lançamento do Google Chrome Pixel, eu tinha muita vontade de ver um aparelho dessa, pois o que mais me entusiasmava era a tela com uma densidade de pixel muito boa, o que torna a experiência de consumo de mídia como filmes muito agradável, esse foi o primeiro quesito que eu analisei, e o modelo da Samsung lançou no Brasil cumpre bem o seu papel, densidade de pixel, semelhante as telas dos Macbooks, não dos retinas, que né, também nem tanto. A tela vem com uma resolução de 1366×768, ou seja, você conseguirá ver os seus filmes em HD e ainda estará sobrando pixel.IMG_0516

O acabamento também cumpre o seu papel, da pra comparar com os ultrabooks da própria samsung segue a mesma seguindo a mesma proposta visual.

IMG_0515

Compacto e leve, com tela de 11.6 polegadas, e espessura de apenas 1.75 cm e pesando somente 1.1 kg.

IMG_0514

Tem pouco espaço de armazenamento interno apenas 16 Giga, mais em compensação você ganha 100 Giga no Google Drive, por 2 anos.

IMG_0513

O teclado também é comportável, as teclas são espaçosas, e da pra digitar tranquilamente, uma reclamação comum nos netbooks.IMG_0512

O Modelo lançado no brasil embora tenha o Slot para o chip de dados, vem somente  com Wifi, o modelo com 3G seria muito caro no Brasil, o que tornaria um preço impeditivo pra adesão do model no país..

IMG_0510

A bateria dura 6 horas, o que geralmente é mais que suficiente para até que você consiga uma tomada, eu mesmo embora use notebook quase que o tempo todo tenho acesso fácil a uma tomada, geralmente isso é necessário ao acompanhar uma palestra, ou mesmo um ciclo de palestras em um evento e seguindo a tendência, você não consegue trocar a bateria, isso deixa o aparelho mais compacto.

IMG_0509

Slot para Cartão de memória e apenas um conector para microfone e foninho, ou seja, o mesmo dos seu aparelhos celulares. Tem Saída HDMI que da para você ligar a sua TV e utiliza-lo como central multimídia, essa era uma funcionalidade que eu gostaria de ter testado, por isso não sei dizer se ele consegue rodar fluído um vídeo FullHD.IMG_0508Comfesso que fiquei satisfeito com o desempenho do modelo, ele atende bem ao que propõe, que seria você pode navegar, editar documentos no google drive, na verdade tudo o que é ofertado na chrome store, funciona fluído e vi que tem a possibilidade também de instalação de software que não rodem no Browser, infelizmente não deu para testar essa possibilidade, também.

A promessa que você não terá problemas como a vasta gama de programas maliciosos hoje disponível para o Windows é devido ao fato do Sistema Operacional ser uma versão da Google do GNU/Linux o ChromeBook e como o processador é da própria Samsung Exynos 5 Dual (1.7GHz, 1MB L2 Cache), 2 Gigas de RAM, nem pensar de ir correndo atras do seu sobrinho maroto para instalar o bom (pra quem gosta) e velho Windows XP, na verdade até pode pensar, só que a princípio não vai funcionar :D, precisaria de um distro do Windows Embedded, mais isso é assunto para um próximo post.

Deu uma leve engasgada no touch pad, a referencia que eu tenho de fluidez de touch pad é a do Macbook ( ta bom eu já tive um Dell guerreiro Vostro 1000, ainda tenho na verdade), e tem um funcionamento parecido, não tem 2 botões só a area de toque e com um dedo é o clique normal, com 2 botão auxiliar e também a rolagem funciona com os dois dedos que qualquer área do touch pad.

Eu gostaria de passar uma semana com uma máquina dessa para dar um opinião mais “abalizada”( palavra bunita rapaz) sendo assim é o que da pra dizer nas primeiras impressões, as lojas da Samsung nessa primeira leva terão um estoque mega limitado, então se você deseja adquirir um, dia 15 corra logo para uma dessas lojas em um shopping mais perto de você, a informação que temos é que não passa de 5 exemplares para cada ponto de venda, pra mim pelo preço compraria um sim pela relação custo benefício, eu tenho filho pequeno que curte jogos, então os onlines ele atenderia bem, uma coisa mais complexa teria ser na minha máquina principal mesmo.

Outro ponto que gostaria de testar é sobre a questão de acessibilidade, ao ligar a primeira vez, vi que tem a opção, posso conjecturar (olha aí outra palavra bunita) é do que conheço do chromevox, ou seja, a um grande potencial aí também nesse quesito.

Espero que tenham gostado e até o próximo post.

PS: Infelizmente 😀 esse não é um post patrocinado.

Sobre Sebastião Relson:
Programador multi-versátil, técnico em Redes (2004) e Bacharel em Ciências da Computação (2008). Na Tribo do C.I. atua na retaguarda do site além da edição do podcast, com poucos textos publicados, veja mais no "quem somos" do site.
  • marcia pitanga

    gostaria de saber se o Samsung Chromebook Exynos 5 seria bom pro meu trabalho sou professora digito muitas provas e trabalhos e se poso colocar nele um Hd esterno.. me ajudeeeeeeeee

  • http://relson.info/ Sebastião Relson

    Márcia, tudo bem?

    Acho que o problema seria o Word, que hoje voce pode utilizar o office 360 da ms, tem a opção também do google docs que seria totalmente gratuíta, outra coisa a se considerar é a disponibilidade de link

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)