Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Sencha: ExtJS 6 Beta Lançado

maio 27th, 2015

extjs6-beta-vitrine

“One framework to rule them all devices

Megalomania a parte o framework unificado (sencha touch e ExtJS desktopé uma das principais novidades da nova versão 6 do Framework JavaScript da Sencha o ExtJS, outros destaques que podem ser citados é o Sencha Pivot Grid que é um add-on para criar ferramentas analíticas e o Sencha JetBrains Plugins que deixará o desenvolvimento mais produtivo seguindo a tendência “Mudial” de abandonar o eclipse :'(, ou melhor, tentando ser menos polarizado e guardar o meu recalque de ter sido beta tester do plugin para eclipse … seguindo a tendência de empresas como o google que adotou o Android Studio (IntelliJ IDEA like)  como IDE oficial em detrimento ao plugin do eclipse, e agora heim? Ficou super isento não é verdade!?

Já tínhamos alguns sinais de que o frameworks iriam ser unificados em algum momento, sinais esses como:

  • A influência que o Sencha Touch no Arquitetura do ExtJS 4
  • As novidades que apareceram no lançamento do ExtJS 5 como características responsivas e temas otimizados para dispositivos de toque.
  • e também um breve desaquecimento das novidades do Sencha Touch depois da versão 2.3

Sendo assim é o que a comunidade de desenvolvedores Sencha Touch e ou ExtJS esperava como uma evolução natural da ferramenta e mesmo sabendo que são focos diferentes veio bem a calhar em um ambiente pós apocalíptico do mobilegeddon.

Eu tinha solicitado o acesso antecipado antes de sair o beta público e com os testes que fiz o framework me deixou realmente empolgado com essa nova versão, é claro que por se tratar de uma versão beta deve ser utilizada com moderação, sendo assim muita calma nessa hora e pense muitas vezes antes de usa-lo em seu ambiente de produção.

A listagem das demais melhorias e onde fazer o download da nova versão podem ser encontradas no link que segue:

Links

  • http://wemersonjanuario.com.br Wemerson Januario

    isso ai Relsão! great article!