Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Tropa de Elite: Faça parte do Bope e saiba como se tornar um caveira do Software Livre!!!

outubro 18th, 2012

Esse foi o título da palestra do Silvio Palmiere hoje no Latinoware. Vários argumentos e pensamentos interessantes foram expostos. Basicamente, ele defendeu a ideia de “faça sua parte para mudar o mundo”. Muitas vezes, nós do mundo software livre somos taxados de xiitas por defendermos com gosto o nosso ponto de vista livre. Silvio não vê isso como ser xiita, mas sim como você tentando apenas fazer a sua parte para mudar o mundo, a sua contribuição (independente do quão abrangente possa ser) para tornar nossa experiência de vida melhor.

image

Mas… eu pergunto: porque o software livre? O que ele vai agregar para mudar, melhorar o mundo?

Aproveitando as reflexões de Silvio, seu exemplo. É simples, mas pode ser impactante: imagine se uma determinada prefeitura decide parar de usar o Windows. A partir de agora, ela adota software livre e não terá mais que gastar uma fortuna mensal com licensa e consultoria Microsoft. Vamos aproveitar que sobrou dinheiro gasto com as licenças e investir em saúde, saneamento, moradia, e porque não conectividade? Levar internet, e por consequência informação as pessoas, agrega inclusive valores preventivos, que vão evitar de usar muitos outros serviços. E aquela outra verba, gasta com consultoria e suporte, fazer o que com ela? Essa, a gente pode reinvestir na cidade! Se você precisa de desenvolvimento, suporte e/ou customização de software, porque não incentivar que as pessoas da própria cidade prestem esse serviço e tenha-se então uma iniciativa de sustentabilildade, de capital da cidade fomentando ela mesma.

Esse é só um dos bons exemplos de porque somos tão “xiitas” com nosso argumento livre. E é aí que entra o Bope… nós vestimos mesmo a farda e viramos um caveira do Software Livre!

Te convido a pensar um pouco sobre isso. Pense no xiita mais próximo de você, será que ele luta por uma propósito para mudar o mundo? =D

Quem quiser acompanhar as ideias do Silvio Palmieri, fica aí o contato:
Twitter: @silvio_palmieri
Facebook: silvio.a.palmieri

  • darlison bruno pereira de souza

    Moro em Belo Horizonte e tenho 20 anos e queria fazer parte da corporação o que eu deveria fazer para mim escrever

  • http://relson.info/ Sebastião Relson

    Entra em contato com o Palmeri pelo Twitter: @silvio_palmieri
    Facebook: silviopalmieri

    vlw

  • Silvio Palmieri

    O Correto para quem quiser acompanhar minhas ideias, fica aí o contato:
    Twitter: @silvio_palmieri
    Facebook: silvio.a.palmieri

  • http://relson.info/ Sebastião Relson

    Vlws Silvio, corrigimos também no post

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)