Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Você conhece o Observatório da Internet

dezembro 6th, 2010

Recentemente, vêm-se intensificando os processos para a regulamentação da internet brasileira, movimento que deve se ampliar consideravelmente nos próximos anos. É fundamental para o país desenvolver políticas e leis voltadas ao disciplinamento de múltiplos aspectos da rede, considerando a diversidade de interesses em questão. Afinal, uma hora ou outra a internet tem que deixar de ser uma terra sem lei. Porém as informações aprofundadas sobre as principais questões legislativas acerca da Internet ainda se encontram dispersas e muitas vezes são de difícil acesso e mesmo compreensão por parte da sociedade civil.

Perante essa necessidade, fruto da parceria entre o Comitê Gestor da Internet (CGI.BR) e o  Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS/FGV), foi inaugurado no dia 26 de outubro o site Observatório Brasileiro de Políticas Digitais. com o propósito de apresentar análises sobre as iniciativas de regulamentação da internet no Brasil, que serão posteriormente transformadas em anuário  e divulgadas para a livre reprodução sob licença Creative Commons.

O CTS desenvolve estudos e projetos principalmente nas áreas de Propriedade intelectual, Software Livre, Privacidade na internet e Governança na internet. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi criado pela Portaria Interministerial nº 147, de 31 de maio de 1995 e alterada pelo Decreto Presidencial nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

O objetivo do observatório é analisar de forma permanente e institucional as principais iniciativas de regulamentação da internet e políticas públicas voltas à rede. Será realizada ainda a análise de políticas no plano internacional que possuam impacto direto sobre as decisões regulatórias brasileiras.

O site possui vários links sobre tais assuntos, e busca ser referência nessa área. Para mais, basta acessar http://observatoriodainternet.br


Sobre Sheldon Led:
Desenvolvedor e palestrante desde 2009. Já trabalhou com sistemas legados e software de gestão, mas hoje atua somente com web. Já participou do desenvolvimento de alguns portais governamentais e sites utilizando a plataforma Joomla e WordPress. Apesar de ser um desenvolvedor full-stack, tem focado seus estudos em tecnologias front-end e busca apoiar e colaborar em projetos envolvendo Software Livre, seja em eventos, material para estudo ou contribuição de código.

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)