Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Dica rápida: URL Amigável no perfil do facebook

janeiro 8th, 2011

Eu não lembro quando criei minha conta de facebook, mas admito que só comecei a usar todas as minhas redes sociais com mais frequência em 2010. O facebook tem uma certa rejeição por brasileiros (Geralmente os orkuteiros) porque ele tem um conceito de uso um pouco diferente. Não é mais difícil, ou mais fácil, é diferente. Isso me lembra muito a velha discussão entre linux e Windows, o que acontece é que linux abrange um conceito diferente, e não um conceito mais difícil que o Windows, mas deixemos essa discussão para outra  hora.

O facebook foi criado em 2004, mas somente em 13 de junho de 2009 ele veio a adotar urls amigáveis. O que vem a ser isso? Bom, para acessar o meu perfil do facebook, eu utilizo somente esta url: http://facebook.com/sheldonled enquanto nosso conhecido amigo Alemão, que ainda não ativou sua url amigável, acessa o perfil dele pela url: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001399666831. Estranho não é?

Estudemos essa url, ela é composta pela página profile.php sendo passado como parâmetro o id do usuário, parecido com o orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13253671172899546364. Acontece que qualquer usuário (Do Facebook apenas) pode ter a url do seu perfil mostrada amigávelmente, como a do formspring, ou twitter. Mas #comofas?

Logue-se no Facebook, No canto superior esquerdo terá um menu com “Página inicial | Perfil | Conta”. Clique em “Conta”, aparecerá um submenu, e você clicará em “Configurações da Conta”. Aparecerá uma janela de configuração, O primeiro será seu nome, o segundo será seu Nome de Usuário. Clicando em editar, você colocará o nome desejado, e esse nome aparecera na url depois do /. Veja Abaixo:

 

Clique na imagem para ampliá-la

 

 

Algumas pessoas já me perguntaram isso, então resolvi fazer esse post, agora é só seguir isso, é muito mamão com a açúcar mas todo mundo tem dúvidas bobas. É isso aê, Facebook me!

Sobre Sheldon Led:
Desenvolvedor e palestrante desde 2009. Já trabalhou com sistemas legados e software de gestão, mas hoje atua somente com web. Já participou do desenvolvimento de alguns portais governamentais e sites utilizando a plataforma Joomla e WordPress. Apesar de ser um desenvolvedor full-stack, tem focado seus estudos em tecnologias front-end e busca apoiar e colaborar em projetos envolvendo Software Livre, seja em eventos, material para estudo ou contribuição de código.

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)