Top 5 repositórios de código fonte grátis para o seu software

top-5-scm-vitrine

Se você deseja hospedar seu código fonte na nuvem e não quer desembolsar
um bom cascalho pra isso essa pode ser a solução que você procura.

Github – git O mais conhecido de todos, tem até o fonte hospedado o código fonte do GNU/Linux, pode se dizer que esse é a primeira opção que vem a cabeça quando se pensa e repositório de código fonte para projetos livre. É grátis para projetos públicos e tem planos a partir de $7.00/mês.

Google Code – subversion, mercurial e git Não é tão badalado como o Github mais é muito relevante na comunidade de projetos de Software Livre, é comum você ver em projetos caso você queira pegar a versão mais atualizada um endereço pra você fazer o update do projetos pelo SVN. Grátis para projetos públicos com até 1 giga.

BitBucket – git e mercurial Não tem limites para quantidade de repositórios privados, a sua limitação é na quantidade de desenvolvedores contribuindo no projeto, que é de 5 que é um tamanho razoável para times de software e tem planos a partir de $ 10/mês para 10 desenvolvedores, um outro destaque é a integração com o JIRA, pra você trakear os insetos do seu projeto projeto.

Assembla – subversion e git Meio Giga de código fonte e com repositórios privados grátis, para hospedar projetos de freela que não querem ser expostos essa é uma boa opção. Eu conheci no meio da “Galera do Java”, mais o código fonte do seu projeto é indiferente como em todos os outros.

Team foundation – git, source safe Assim como o BitBucket  gratuíto para até 5 desenvolvedores e provavelmente seja a escolha favorita pra quem já está inserido no ecosistema Microsoft. Aproveitando o espaço, deixo a dica do Ankh como plugin para o Visual Studio se você deseja utilizar SVN no seus projetos do Visual Studio e não quer ficar manipulando o TortoiseSVN. Eu penso que essa seja um novo passo do codeplex que é
uma forma de source forge não exclusiva mais bastante forte no mundo microsoft.

Ainda Sobre o Team Foundation eu recebi o convite para utilizar o serviço em novembro de 2012, não sei dizer se foi só comigo, mais só consegui fazer minha conta alguns meses depois.

Espero que tenha gostado da dica e não deixe mais seu código fonte sem versionamento, nem mesmo se você for um exercito de um homem só, ou mulher. Um abraço.

Links:

Publicado por

Sebastião Relson

Programador multi-versátil, técnico em Redes (2004) e Bacharel em Ciências da Computação (2008). Na Tribo do C.I. atua na retaguarda do site além da edição do podcast, com poucos textos publicados, veja mais no "quem somos" do site.