Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

A Curta História da URL about:

novembro 4th, 2013

História da URL About, Screen shot about:mozilaVocê provavelmente já viu alguma vez na sua vida de navegante das interwebs uma URL “about:”. A maioria das pessoas nunca pensou a respeito, mais alguns poucos já ficou com uma pulga atrás da orelha e se perguntou o porque? Esse é o artigo pra quem a curiosidade o levou inevitavelmente a uma busca na internet por uma explicação, explicação essa dada pelo próprio criador da URL o  Lou Montulli que entre outras coisas criou o Lynx e trabalhou nas primeiras versões do Navegador Netscape.

A URL “about:” que mais comumente se vê é a “about:blank”, em que a maioria dos navegadores carregam uma página em branco. Para uma Lista das URL “about:” no seu navegador tente isso: “about:about” (não vai funcionar clicando aqui direto)

Porque se chama “about”? A resposta curta é que “about” (sobre) as pessoas que constroem o seu navegador. Eu adicionei a URL original “about:” como um Easter egg na versão 1.0 do Netscape Navigator. Eu trabalhei no código multiplataforma de de rede e carga de página  e bateu uma lombriga e eu tirei o dia pra colocar o Easter egg. O Formato da URL permite que qualquer prefixo seja adicionado, assim eu criei o prefixo “about” e para que nós puséssemos uma página com o time de engenheiros fosse listada. Parte do meu trabalho foi construir um framework que permitisse qualquer bloco HTML fosse carregada e endereçado por uma URL “about”.

Uma das URL about originais que se manteve no browser firefox é a “about:mozilla”, que mostra uma frase fictícia pseudo religiosa glorificando nosso mascote, o Mozilla.
Existia também URLs para a maioria dos engenheiros do time original. ar, atotic, bluthe, chouck, dmose, dp, ebina, hagan, jeff, jg, jsw, karlton, kipp, mlm, montulli,  mtoy, paquin, robm, sharoni, terry, and timm.

No dias de hoje uma característica especial de minha URL “about” a “about:montulli”, o levará para uma página aleatória do seu histórico, eu não sei ao certo porque, mais eu penso que seja uma característica interessante. ( no firefox pelo menos não funciona mais)

“about:blank” que hoje é a URL mais comumente usada, foi criada para apontar para uma nova janela do Netscape 2.0 com uma URL vazia. É algo que não existia a princípio e nós precisavamos de uma forma de criar nova janela com nenhum conteúdo. O framework about já existia, então nós a reusamos para carregar uma página em branco. O restante das URLs “about” evoluíram pelo mesmo motivo. Nós já tínhamos a URL “about” e mantemos reusando ela para “config”, “cache”,”history” e etc…

Curtiram?

Agora o editor falando 😀 , eu adoro essas histórias de bastidores, você tem alguma interessante, manda pra k 😀

Links:

 

Sobre Sebastião Relson:
Programador multi-versátil, técnico em Redes (2004) e Bacharel em Ciências da Computação (2008). Na Tribo do C.I. atua na retaguarda do site além da edição do podcast, com poucos textos publicados, veja mais no "quem somos" do site.

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)