Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)

Desduplicação de Dados

setembro 19th, 2010

A desduplicação de dados, com certeza é a nova moda para as empresas que são visionárias e têm muito dinheiro para gastar e tê-lo de volta em um futuro próximo.

A cada dia que passa esta tecnologia está se expandindo no mundo TI (não entrarei em detalhes).

Ao contrário da compressão que no “pé da letra”, analiza os arquivos e tenta comprimílo da melhor forma possivel. A sua ‘ferramenta’ mais utilizada é a substituição, como por exemplo, O compressor analiza as cores, nuances, nitidez,  de uma certa imagem e tenta substitir para ficar mais leve em questão de tamanho, ou até mesmo diminuindo a sua qualidade para reduzir espaço. …

Bom. na desduplicação é uma ‘parada’ diferente.

Com a desduplicação, analiza-se os dados já existentes, e caso entre dados repetidos, pode-se economizar muita coisa como tempo, armazenamento, e dinheiro. hehe.

Para saber mais de desduplicação Clique aqui

No Linux, já existem vários conceitos desses sendo aplicados ao mesmo, sendo bastante usado para economizar memória, se não me engano, se chama KSM, essa tecnologia. Em armazenamento, o linux já utilizava esse conceito desde muito tempo, onde se tivesse alguma bilioteca por exemplo, e precisasse ela em algum outro lugar, normalmente se cria um link simbólico. Hoje em dia já está sendo implementado ne Sistemas de arquivos como no ZFS.

Lembrando que o conceito de desduplicação de dados não é somente em computador. Té mais!

  • http://tribodoci.net Sebastião Relson

    Pensei que era tipo um deploy bizarro.

  • http://sheldonled.blogspot.com Sheldon Led

    Eu tenho uma teoria foda sobre isso daí… mas levaria minha vida toda pra implementar e não to a fim de perder tempo com isso… desculpem-me humanidade! kkk

  • Dr. ManhattaN

    Sinceramente o assunto é interessante, mas “concerteza” não entrarei mais nesse site. Escrever corretamente é também interessante.

  • http://relson.info/ Sebastião Relson

    Com certamos :D, se em contrar mais alguma coisa é só falar.

  • José

    “Com certamos” ??????

    Nunca mais volto aqui.

  • http://relson.info/ Sebastião Relson

    Só pra garantir, você entendeu que o “Com certamos” foi proposital, to ficando confuso já.

Tribo do C.I.

Tribo do C.I.

Só mais um blog de informática (só que não)