evolution of geek

As três eras do computador

 evolution of geektambém escrevi este artigo em inglês, no medium.

Recentemente li o livro A cabeça de Steve Jobs – Leander Kahney, e vi uma informação super interessante: Jobs concluiu que o computador teve, nos últimos 30 anos, 3 eras de ouro.

A primeira era começa em meados da década de 1980, com a criação de softwares de planilha eletrônica e processamento de texto, essa foi a era da produtividade; Essa era durou cerca de 15 anos até o início da nova era, no início dos anos 1990: a era da Internet; Essa era evoluiu até chegarmos na terceira era de ouro do computador: A era do estilo de vida, onde os computadores deixaram de ser produtos e passaram a fazer parte da experiência de vida de seus usuários.

Ler isso foi muito bacana pra mim, principalmente porque cruzei essa informação com outra que ouvi de um professor. Certa vez em uma aula comum, meu professor nos disse que toda tecnologia tem três etapas de evolução, geralmente ela nasce com o intuito de guerra, depois passa para o ecossistema comercial, até amadurecer o bastante para chegar ao nível do entretenimento.

É possível enxergar essas 3 etapas de evolução no avião, no carro, em certos armamentos (que hoje são usados para caça),  e com certeza na computação. Jobs ainda conclui a ideia falando que o computador hoje é uma espécie de HUB digital.  Segundo ele, nós temos câmeras digitais, mp3 players (na verdade ele só lembrou o iPod), e a internet, tudo isso troca conteúdo entre si usando o computador como base.

Essa declaração foi no início dos anos 2000, e como você pode ter percebido, está um pouco defasada. Hoje o computador ainda tem papel de hub digital, mas os smartphones estão cada vez mais tomando este papel. Nós temos câmeras digitais, mp3 players e internet tudo no celular. E ainda aplicativos que permitem tratar a informação recebida ou enviada.

Hoje o mundo vive uma era da Integração Vertical, onde hardware, software e serviço estão interligados de maneira magnífica. Se você comprar (quase) qualquer aparelho eletrônico, ao ligá-lo, será pedido uma conta, e através dessa conta (quase) tudo que for seu ficará personalizado à você. Isso acontece com celulares, tablets, computadores (principalmente Windows), algumas câmeras, tudo isso está interligado via login/senha.

Eu penso que o ‘i’ da Apple (iPhone, iPad, iMac, iPod) queira dar a ideia de Eu+aparelho, enfatizando o lance do estilo de vida, mas parece que, cada dia mais, existe um EU virtual, cada vez mais personificadamente real, porém virtual, em algum lugar na nuvem da internet, ao ponto que, ela por si só, nos define.

Publicado por

Sheldon Led

Desenvolvedor e palestrante desde 2009. Já trabalhou com sistemas legados e software de gestão, mas hoje atua somente com web. Já participou do desenvolvimento de alguns portais governamentais e sites utilizando a plataforma Joomla e WordPress. Apesar de ser um desenvolvedor full-stack, tem focado seus estudos em tecnologias front-end e busca apoiar e colaborar em projetos envolvendo Software Livre, seja em eventos, material para estudo ou contribuição de código.