Sencha: ExtJS 6 Beta Lançado

extjs6-beta-vitrine

“One framework to rule them all devices

Megalomania a parte o framework unificado (sencha touch e ExtJS desktopé uma das principais novidades da nova versão 6 do Framework JavaScript da Sencha o ExtJS, outros destaques que podem ser citados é o Sencha Pivot Grid que é um add-on para criar ferramentas analíticas e o Sencha JetBrains Plugins que deixará o desenvolvimento mais produtivo seguindo a tendência “Mudial” de abandonar o eclipse :'(, ou melhor, tentando ser menos polarizado e guardar o meu recalque de ter sido beta tester do plugin para eclipse … seguindo a tendência de empresas como o google que adotou o Android Studio (IntelliJ IDEA like)  como IDE oficial em detrimento ao plugin do eclipse, e agora heim? Ficou super isento não é verdade!?

Já tínhamos alguns sinais de que o frameworks iriam ser unificados em algum momento, sinais esses como:

  • A influência que o Sencha Touch no Arquitetura do ExtJS 4
  • As novidades que apareceram no lançamento do ExtJS 5 como características responsivas e temas otimizados para dispositivos de toque.
  • e também um breve desaquecimento das novidades do Sencha Touch depois da versão 2.3

Sendo assim é o que a comunidade de desenvolvedores Sencha Touch e ou ExtJS esperava como uma evolução natural da ferramenta e mesmo sabendo que são focos diferentes veio bem a calhar em um ambiente pós apocalíptico do mobilegeddon.

Eu tinha solicitado o acesso antecipado antes de sair o beta público e com os testes que fiz o framework me deixou realmente empolgado com essa nova versão, é claro que por se tratar de uma versão beta deve ser utilizada com moderação, sendo assim muita calma nessa hora e pense muitas vezes antes de usa-lo em seu ambiente de produção.

A listagem das demais melhorias e onde fazer o download da nova versão podem ser encontradas no link que segue:

Links

Publicado por

Sebastião Relson

Programador multi-versátil, técnico em Redes (2004) e Bacharel em Ciências da Computação (2008). Na Tribo do C.I. atua na retaguarda do site além da edição do podcast, com poucos textos publicados, veja mais no "quem somos" do site.